RDA

sábado, 12 de maio de 2012

Protesto contra testes em animais movimenta calçadão de santa Maria

      

        Hoje, 12/05, dois dias após a mídia gaúcha noticiar a prática de um experimento em cães no Hospital Veterinário da UFSM, grupos de ativistas pelos direitos dos animais e de proteção de santa maria, organizaram manifestação em repúdio aos testes realizados nos cursos da UFSM e UNIFRA.
        A partir das 9:30 da manhã, integrantes dos grupos Veganos do Coração, Clube Amigos dos Animais, 4 Patas Santa Maria, Gaspa Sm, união santamariense protetora dos animais, Focinhos Felizes, az Sm, Vegs & aliados Sm e ativistas independentes reuniram-se no calçadão Salvador Isaia, com faixas, banners e cartazes denunciando o horror que ocorre nos laboratórios e salas de aula.
        O movimento de pessoas foi intenso, em virtude a Feira do Livro e do comércio aberto pelo Dia das Mães.
        Aproximadamente 2000 assinaturas foram coletadas e serão entregues ao Reitor da UFSM e ao Ministério Público Federal, a fim de apurar os crimes e responsabilizar os cientistas.
        O atual prefeito César Schimer e o deputado federal Jorge Pozzobom estiveram na manifestação e firmaram os abaixo-assinados.
        Panfletos informando sobre a existência de métodos alternativos ao uso de animais, a objeção de consciência, bem como uma lista de produtos não testados em animais foram distribuídos.
        O protesto teve boa aceitação do publico. Houve cobertura da mídia local. Uma ativista do grupo Veganos do Coração foi entrevistada pela rádio Guaratã am e pela RBStv, falando sobre questões éticas e jurídicas da experimentação animal.


Fotos: 



         Organizado por diferentes grupos e ativistas, o movimento chamou a atenção de quem passava pelo local. A maior parte das pessoas demonstrava grande interesse e envolvimento pelo assunto.



         Foram recolhidas cerca de 2 mil assinaturas em dois abaixo-assinados, que serão encaminhados ao Reitor da UFSM e ao Ministério Público Federal.



        O evento foi altamente assistido pela mídia, que se fez presente através de meios falados, escritos e televisionados. Foram entrevistados ativistas de diversos grupos, inclusive do Veganos do Coração.


     Galeria de fotos: 

















Um comentário: