RDA

sábado, 28 de abril de 2012

II Protesto Nacional contra Experimentação Animal em Santa Maria.



Neste sábado de chuva e baixa temperatura, cerca de 30 manifestantes reuniram-se na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, para participar da II Manifestação Nacional contra a Vivissecção e a Experimentação Animal, que ocorreu simultaneamente em outras 50 cidades no Brasil e em mais 5 cidades no exterior.

O grupo Veganos do Coração marcou presença, juntamente com representantes de diversas organizações de protetores da cidade e ativistas independentes. O protesto teve início às 9 horas e se estendeu até as 18, mesmo com vento, chuva e temperatura próxima aos 10ºC, para aproveitar a movimentação de pessoas que prestigiavam a Feira do Livro, no mesmo local.

Banners e panfletos chamaram a atenção do público para a questão dos testes em animais. Mais de 3000 panfletos foram distribuídos e uma lista de marcas de produtos não testados em animais, para facilitar na hora das compras nos supermercados. A lista completa pode ser acessada aqui. Também foram coletas assinaturas contra a prática da vivissecção.

No fim da manhã, na avenida ao lado da praça, outra forma de exploração animal foi registrada pelos manifestantes, um ‘desfile’ de cavalos em comemoração ao aniversário de rádio nativista local.


Fotos do Evento:

Distribuição de material educativo e conscientização do público sobre a prática de testes em animais foram o foco da manifestação local.


Próximo ao local do protesto contra testes em animais, ocorria uma 'cavalgada comemorativa', outra face da exploração animal institucionalizada e culturalmente aceita.



Grande público decorrente da Feira do Livro teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre a realidade cruel dos laboratórios vivisseccionistas e sobre métodos alternativos, éticos e tecnicamente adequados já existentes.


A chuva e o tempo ruim não desanimaram os ativistas que trabalharam durante todo o dia para conscientizar a população.



Ao fim da tarde, saldo positivo para o movimento em Santa Maria: mais de 3000 panfletos distribuídos, cerca de 1000 assinaturas coletadas. Fôlego renovado para futuras manifestações..



3 comentários:

  1. Cada um defende sua ideia.Muito bem.Mas se contradizer não é legal...proteger os animais é indiscutivelmente importante,porém panfletagem agride o meio ambiente diretamente de duas formas: a árvore que morreu pra ser papel e o lixo que ele gera.Pensem nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, vamos por partes.
      1.O veganismo é uma postura ética. A preocupação do veganismo é com cada indivíduo e não apenas com o meio ambiente. Do ponto de vista ambiental, é correto sacrificar um animal desde que isso não afete o ecossistema em que ele vive. Daí termos tantos ambientalistas caçadores, IBAMA autorizando morte de animais etc.
      2. Nenhum não vegano (presumindo que não sejas) pode invocar a questão ambiental quando é provado que 38% do lixo vem da mineração, 39% vem da pecuária e só 2,5% são produzidos pelo consumo urbano. (fonte:http://www.estadao.com.br/especiais/de-onde-vem-o-lixo-produzido-no-mundo,148028.htm). O grupo concorda que devemos causar o mínimo impacto possível e por isso mesmo somos veganos. Infelizmente o espaço para a discussão dos Direitos Animais é ínfimo e os interesses políticos e econômicos que estão contra eles são os mesmos interesses que desmatam a Amazônia para a produção de gado ou soja para alimentar os gados confinados.
      3. TODO o material distribuido pelo grupo Veganos do Coração é feito em papel Reciclado 100% PÓS USO. E não esse papel "reciclado"encontrado comumente no mercado, que tem aproximadamente 25% de aparas pré uso e o restante de papel virgem com corante.
      4. TODA a crítica é bem vinda, mas uma crítica do estilo "informe-se" deve vir de alguém que (i) sabe exatamente qual é a postura e forma de agir do grupo, (ii) tem profundo conhecimento do que é o veganismo e quais seus reflexos para os animais e (iii) para afirmar que nos contradizemos tem de provar que fazemos isso e não jogar uma crítica vazia ao vento, desprovida de qualquer base.
      Por fim, serás bem-vinda a conhecer o trabalho do grupo. Trocar idéias sobre permacultura, reciclagem, redução de impacto, mas principalmente sobre uma visão geral do que é a verdadeira luta contra o desmatamento das nossas florestas.
      Cordialmente.
      Veganos do Coração.

      Excluir
  2. os papéis utilizados pelo grupo são todos 100% reciclados, cada um está autorizado a falar com CONHECIMENTO DE CAUSA. PENSE NISSO

    ResponderExcluir