RDA

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Veganos do Coração no Programa Espaço Aberto

Dia 28 de junho, o Programa Espaço Aberto, com Salete Barbosa, transmitiu, pela primeira vez numa rádio de Santa Maria, um bloco inteiro de conversa sobre o veganismo. O programa é transmitido pela Rádio Imembuí, AM 960KHZ, diariamente das 11 horas ao meio dia.


O Grupo Veganos do Coração foi convidado a apresentar ao público ouvinte o que é veganismo, postura ética contrária a todo o tipo de opressão, preconceito e exploração, animal e humana e que, por isso, não consome produtos de origem animal e que advenham de qualquer das formas de exploração animal.
Os três integrantes conversaram com a apresentadora durante o segundo bloco do programa, num bate-papo informal, em um ambiente muito agradável.



Gabriela explicou as diferenças entre veganos e vegetarianos, informando que esta classificação: vegetariano estrito, ovo-lacto vegetariano e outras variações correspondem a tipos de alimentação, dietas que excluem, no primeiro caso, carnes, ovos, leite e derivados, mel e outros ingredientes de origem animal e, no segundo caso, exclui basicamente as carnes. Ressaltou que a dieta do vegano é o vegetarianismo estrito, mas que o vegano, além de não ingerir produtos de origem animal, não consome, compra, veste ou usa produtos com ingredientes ou componentes de animais, bem como aqueles que foram testados neles.


Rafael falou sobre como os integrantes se conheceram, porque decidiram criar o Veganos do Coração e quais os projetos e objetivos do grupo, como fazer compras coletivas de produtos, buscar e passar informações sobre ingredientes, locais de compra, locais para refeições na cidade, além de negociar com os restaurantes e bares a colocação de lanches e opções veganas para atender ao público interessado. Outro tópico abordado foi o fato de a alimentação vegetariana ser viável e saudável e que o consumo de produtos de origem animal está ligado a diversos problemas de saúde, como diabetes, cardiopatias e osteoporose.


Waleska enfrentou a questão da motivação ética do veganismo e sobre como podemos fazer a diferença já que temos poder de pressão enquanto consumidores responsáveis. Ressaltou que na medida em que as pessoas tomam consciência da exploração animal e que se informam que é possível viver sem compactuar com ela, elas têm a oportunidade de escolher, a cada ato de consumo, uma opção ética. Além disso, falou que pessoas de todas as idades podem seguir o estilo de vida vegano, de crianças a idosos, com informação e boa vontade.


A conversa durou cerca de 20 minutos e muitos assuntos ficaram de fora da pauta. Ficamos felizes com a oportunidade de levar a ideia vegana para os ouvintes da Rádio Imembuí. No final do programa, o grupo passou duas receitas fáceis e gostosas, a seguir trazidas:

"Manteiga" Vegetal

Basta colocar azeite extra-virgem (acidez 0,3% e acondicionado em vidro escuro) com ervas em uma vasilha e levá-lo à geladeira. Pode colocar inicialmente no congelador, e depois na geladeira. O azeite de qualidade se solidifica em baixas temperaturas. Se o azeite não solidificar, ele pode estar batizado com outros óleos.
Algumas ervas são ótimas opções: manjericão, salsinha, alecrim, tomilho, orégano, entre outras. Variar as ervas.

Fonte: Retirado da fan pageVida Ativa - Reeducação alimentar 


Bolo Vegano
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
2 xícaras de açúcar
1 collher (sopa) essência de baunilha (pode variar)
1 pitada de sal
1/2 xícara de óleo vegetal
1 xícara de água ou leite de soja
1 colher (sopa) fermento químico.

Misturar todos os ingredientes (deixar o fermento por último). Assar em fogo baixo por 30 minutos.
Se quiseres, acrescenta na massa chocolate granulado (sem leite) e coco ralado, para fazer bolo formigueiro.

Cobertura básica: 3 col. de cacau em pó, 6 col. de açúcar, 1 col. de creme vegetal, água (o suficiente para dissolver a mistura. No fogo, mexendo para não queimar, ferve até que fique cremosa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário