RDA

domingo, 22 de janeiro de 2012

Nasce o Veganos do Coração


É com grande satisfação e entusiasmo que comunico o ‘nascimento’ do grupo VEGANOS DO CORAÇÃO, no dia 22 de janeiro de 2012.


Diante da ausência de interação entre os veganos da cidade de Santa Maria (até mesmo pelo desconhecimento de outras pessoas da cidade que compartilham da nossa ideologia), sentimos a necessidade de organizar um grupo de ativistas pelos direitos animais, para divulgar o movimento pela abolição da exploração animal e espraiar a ideia do veganismo.
Através de atividades educativas como ativismo de rua, manifestações pacíficas, bem como promoção de ‘encontros gastronômicos’ frequentes entre veganos, vegetarianos e onívoros como jantas, almoços, lanches (tudo sem ingredientes de origem animal, claro), objetivamos facilitar o fluxo de informação acerca do que é ser vegano, possibilitando a troca de experiência, receitas, dicas de lugares para alimentação, compra de produtos livres de crueldade etc, a fim de familiarizar a população local com a ideia vegana e mobilizar as pessoas quanto à reivindicação do fim da exploração animal, em todas as suas formas.


Para começar com o pé direito (o jargão é apenas força do hábito, tendo em vista que esta que vos escreve é canhota, ciente do teor preconceituoso da expressão – afinal começar com o pé esquerdo seria sinistro), nós, VEGANOS DO CORAÇÃO, iniciamos as atividades com a participação na Manifestação Nacional “Crueldade Nunca Mais”, que teve a adesão de mais de 170 municípios brasileiros, incluindo a cidade coração do Rio Grande do Sul, nossa Santa Maria ‘da boca do monte’.


Nos dias que antecederam à manifestação, fizemos, juntamente com colaboradores na organização, a divulgação do evento para as pessoas que circulavam calçadão, com faixas e panfletos-convite. Com o auxílio da chamada na mídia local e pelos compartilhamentos em redes sociais, esperávamos que desta vez Santa Maria se mobilizasse para um tema importante como a questão animal.


Em que pese o evento ter como reivindicação principal a alteração da Lei Federal 9.605/98 – Lei dos Crimes Ambientais, no que tange ao aumento da pena cominada no artigo 32 (crimes contra os animais), entendemos que a manifestação seria também uma boa oportunidade para conversar com as pessoas ali presentes sobre diferentes tipos de crueldade a que outros animais são submetidos (a princípio, vacas, porcos, galinhas e peixes não são considerados automaticamente pelas pessoas, quando se fala em crueldade animal). Dessa forma, o veganismo poderia ser conversado ali, na praça, com tantas pessoas quantas se interessassem.
...
Assim, aos 22 dias de janeiro de 2012, num domingo ensolarado às 9 horas da manhã, a VEGANOS DO CORAÇÃO encontrou-se na Praça dos Bombeiros, juntamente com diversas pessoas, entre protetores, vegetarianos, outros veganos (viva!) e dois vereadores que prestigiaram o evento. Distribuímos mais de 3000 panfletos informativos variados; todos os folders específicos sobre veganismo foram repassados.
Às 10 horas, o público participante já chegava a 200 pessoas. Iniciou-se a marcha em direção ao calçadão da cidade. Das 11h às 13h, os manifestantes ficaram na Praça Saldanha Marinho, distribuindo o material informativo.
Foram coletados nome e e-mail dos participantes para o abaixo assinado oficial do evento. Aproveitando a oportunidade, foram colhidas assinaturas solicitando a retirada dos animais aquáticos das fontes e chafarizes públicos e a proibição de futuras inserções nesses ambientes inóspitos. Aliás, interessados em assinar a solicitação, manifestem-se no blog, que entramos em contato.




Houve cobertura da mídia local escrita e televisionada. O tempo colaborou com a manifestação, só começou a chover depois das 13 horas, quando as atividades já se encerravam.
Após a atividade, um almoço vegano merecido para repor as energias.
...
O saldo do primeiro dia de vida da VEGANOS DO CORAÇÃO é extremamente positivo: novos contatos, material informativo distribuído, veganos que desconhecíamos e tantas outras pessoas legais participando de uma manifestação nacional, para mostrar que Santa Maria também tem espaço para discutir questões envolvendo os animais.


Fotos: RSantini
Vídeo do evento:




Um comentário:

  1. Eu gosto muito de uma frase e esta me faz refletir bastante: "A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." (Arthur Schopenhauer)

    ResponderExcluir